Os portugueses adoram peixe, mas apesar de chegarem perto de 200 espécies de pescado aos portos nacionais, o consumo está demasiado focado numa estrita dezena d...
Na última crónica desta série, Abel Coentrão explora o que resta da relação entre a terra e o mar numa vila da Póvoa de Varzim conhecida pela apanha do sargaço, para a agricultura. Viagem a Aver-o-Mar na companhia das palavras de Luísa Dacosta e das memórias de outras mulheres.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
24:09
Em Matosinhos, na rota da arquitectura da sardinha
Onde acaba o mar? A pesquisa de André Tavares e Diego Inglez de Souza tira-nos da praia e levou Abel Coentrão à descoberta do que resta da arquitectura do peixe, pelo interior das ruas de Matosinhos-Sul. Esta segunda temporada de Todo o Peixe É Nobre é apoiada pelo Município de Matosinhos, com financiamento da Área Metropolitana do Porto, do PRR, da República Portuguesa e do programa Next Generation da União Europeia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
33:36
Um mar de histórias, na antiga praia da Favita
A conhecida rivalidade entre caxineiros e poveiros não os impediu de erguerem um complexo de oficinas de aprestos no aterro sul do porto da Póvoa de Varzim. Abel Coentrão reencontrou amigos e conhecidos nestes espaços cheios de gente e de histórias, que servem mais de uma centena de barcos de pesca e que deram uma nova vida à antiga praia da Favita.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
24:28
Angeiras, onde o tempo se demora em frente ao mar
Neste episódio, Abel Coentrão vai até à praia de Angeiras, em Matosinhos, à procura de amizades geradas entre comunidades da beira-mar. Não nasceu aqui, mas uma marca antiga com um nome familiar e uma memória de infância fazem-no sentir-se em casa neste lugar em que a pesca alimenta os olhos, a boca e o coração de quem passa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:46
Espinho, a praia onde as artes se cruzam
Sem bois a lavrar o mar, como ainda acontecia há poucas décadas, e com um único barco no activo, o que resta da arte-xávega em Espinho atraiu à praia uma mulher de outra arte, com uma nova companha, a arrastar o tempo para terra. Neste segundo episódio das Crónicas da Beira-Mar, Abel Coentrão vai ao encontro de uma faina que é já mais património que economia, mas que, por estes dias, ganhou fôlego e novas vozes, numa maré de palavras.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Os portugueses adoram peixe, mas apesar de chegarem perto de 200 espécies de pescado aos portos nacionais, o consumo está demasiado focado numa estrita dezena de variedades. Neste podcast, Edgardo Pacheco ajuda-nos a perceber que todo o peixe pode ser nobre.