T5 | Ep 14 - Existe inclusão no desporto? Com Pedro e Miguel Pinto (Iron Brothers).
Será que se fala de pessoas com deficiência no desporto?
Hoje falamos com os meus irmãos, Pedro e Miguel, que, através do projeto Iron Brothers levam a inclusão no desporto para níveis estratosféricos. Sim, porque se não bastasse ser quase impossível fazer um Iron Man sozinho, o Miguel decidiu levar o Pedro atrás e, com isso, mostrar que o desporto está ao alcance de todos, mesmo uma das provas mais exigentes do mundo.
--------
36:00
T5 | Ep 13 - Somos inclusivos ou capacitistas? Com Catarina Oliveira.
Catarina Oliveira, através do projeto “Espécie Rara Sobre Rodas”, combate todas as formas de capacitismo com muito humor à mistura.
E, para quem já a conhece, torna-se óbvio que é a pessoa certa para discutir o capacitismo – a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência. Para quem não a conhece e apenas vai conhecer com este episódio, tornar-se-á igualmente óbvio, garanto.
Falamos então hoje sobre como está forma de opressão se manifesta no dia a dia, desde o ambiente de trabalho até à acessibilidade urbana e exploramos maneiras de desconstruir atitudes capacitistas e promover uma sociedade mais inclusiva.
--------
42:59
T5 | Ep 12 - Literacia financeira. Com Inês Abreu (FCM).
Portugal encontra-se na 26ª posição no que se refere aos conhecimentos de literacia financeira, o que significa que estamos em penúltimo lugar na Europa a 27.
Hoje, falamos com Inês Abreu, da Fundação Cupertino de Miranda, que, para além de ter criado um museu dedicado ao dinheiro, criou também um programa de literacia financeira disponível para todos.
--------
35:22
T5 | Ep 11 - Como se combate o idadismo? Com Elena Durán e Vítor Osório.
O idadismo é a terceira maior forma de descriminação do mundo, segundo a OMS. Antes, só o racismo e o sexismo.
Será que as empresas podem beneficiar da experiência adquirida ao longo de uma vida inteira de trabalho?
Hoje, falamos com Elena Durán e Vítor Osório, da 55+, uma associação sem fins lucrativos, que coloca pessoas com mais de 55 anos no mercado de trabalho.
Ficamos a conhecer um pouco mais sobre o trabalho da 55+ e sobre os estigmas que pessoas com mais de 55 anos ainda sofrem no mercado de trabalho.
--------
36:46
T5 | Ep 10 - A (falta de) litigância climática em Portugal. Com Mariana Gomes.
Será que cidadãos podem pedir aos tribunais para que os seus governos cumpram com as leis que aprovam, principalmente as relativas ao combate às alterações climáticas?
Hoje, falamos com a Mariana Gomes, fundadora da Último Recurso, uma organização não governamental que colocou o Estado Português em tribunal, em conjunto com a Quercus e a Sciaena, por não cumprir com a Lei de Bases do Clima.
Ficamos a conhecer um pouco sobre os bastidores da litigância climática e a perceber a sua importância numa altura em que se questiona a forma mais eficaz de exercer ativismo climático.