Uma conversa sobre ciência, o Universo e tudo o resto com David Marçal e Carlos Fiolhais.
O som é muito mais lento do que a luz: 340 m/s em contraste com os ...
Envelhecimento e migrações, com Maria João Valente Rosa
A nossa convidada é a demógrafa Maria João Valente Rosa, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Mestre em Demografia Histórica e Social e doutorada em Sociologia, com a especialidade em Demografia, por aquela Faculdade. Exerceu vários cargos públicos, entre os anos 2000 e 2009, nos Ministérios da Educação e da Ciência. Dirigiu a Pordata, a Base de Dados de Portugal Contemporâneo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, durante dez anos, de 2009 a 2019. É autora de vários livros sobre a população e o envelhecimento, que foram também os temas da nossa conversa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
34:04
Física, ciência de dados e empresas, com João Pires da Cruz
O nosso convidado é o físico João Pires da Cruz, Mestre em Engenharia Física e Doutorado em Física pela Universidade de Lisboa. É investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa e professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi vice-presidente da Data Science Portuguese Association e escreve regularmente no Observador, tendo vários dos textos lá publicados sido compilados no livro A Física da Opinião, saído na Chiado Books, em 2019. Em 2006, fundou a empresa Closer, sediada em Lisboa, da qual foi sócio. Actualmente, é vice-presidente para a ciência e inovação do Smart4 Engineering.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
33:17
Ciência e cultura, com José Moura
O convidado deste programa é José Moura, professor catedrático jubilado de Química na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde foi presidente do Departamento de Química e do Conselho Científico. Especializado em Química Bioinorgânica, tem mais de 400 artigos, em particular sobre proteínas com átomos metálicos. Ganhou o Prémio Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química, é membro da Academia das Ciências de Lisboa e da European Academy of Sciences. Actualmente é comissário das actividades culturais para o Campus da FCT NOVA, onde tem desenvolvido uma notável actividade cultural, incluindo a curadoria de exposições de arte. Falámos de química, da cultura científica e da ciência em Portugal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
33:46
Nuno Costa e o papel do diálogo construtivo no nosso dia-a-dia
O nosso convidado é o psicólogo Nuno Costa, licenciado em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Évora, que actualmente trabalha na Ordem dos Psicólogos Portugueses. Ele tem procurado contribuir para divulgar a Psicologia, informar a prática profissional dos psicólogos, promover a literacia em Saúde Psicológica e promover as políticas públicas baseadas em evidências. É autor do recente livro Já não sei que te diga!- O papel do diálogo construtivo no nosso dia-a-dia, editado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, que deu o mote à nossa conversa. Falámos sobre a polarização extrema das nossas sociedades e do diálogo construtivo como resposta a esse problema.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
35:05
Frederico Ferreira e o peixe artificial
O nosso convidado é o químico Frederico Ferreira, professor no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. É licenciado em Química Aplicada, pela Universidade Nova de Lisboa, e doutorado em Engenharia Química, pelo Imperial College de Londres. Tem ainda um MBA - Master in Business Administration - atribuído pela Universidades Nova e pela Católica. Tem-se dedicado à bioengenharia dos materiais, tendo em vista a sustentabilidade ambiental e aplicações na área da saúde. Em particular, ao desenvolvimento de biomateriais para uso na regeneração óssea, cartilagens e outros tecidos. E, no campo da alimentação, a cultura de células para peixe artificial.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Uma conversa sobre ciência, o Universo e tudo o resto com David Marçal e Carlos Fiolhais.
O som é muito mais lento do que a luz: 340 m/s em contraste com os estonteantes 300 000 km/s da luz, a sua velocidade no vazio. A voz dos convidados deste podcast chegará aos microfones à velocidade da som e daí seguirá, mais lento do que a luz no vazio, através dos cabos de fibra óptica, que formam a Internet hoje.