Powered by RND
PodcastsCiênciaCompor Mundos
Ouça Compor Mundos na aplicação
Ouça Compor Mundos na aplicação
(1 079)(250 081)
Guardar rádio
Despertar
Sleeptimer

Compor Mundos

Podcast Compor Mundos
Compor Mundos
Podcast do projeto “COMPOR MUNDOS: HUMANIDADES, BEM-ESTAR E SAÚDE NO SÉCULO XXI": O projeto consiste numa rede de especialistas das áreas das humanidades e da s...

Episódios Disponíveis

5 de 34
  • Episódio 34: A Saúde como um bem público e uma responsabilidade individual
    Resumo: Sabia que a Hipertensão é a Doença da Pobreza? Que outras histórias e contextos imprime a dinâmica socioeconómica à Saúde Pública de um país…? Saúde Pública, por definição, será a aplicação de conhecimentos médicos, que têm como propósito a organização de sistema e serviços de Saúde de forma a verificar, vigiar e controlar os fatores que condicionam e determinam os processos que relacionam as dinâmicas entre 'saúde' e 'doença', com o objetivo primeiro de controlar a incidência de doenças nas populações. Por outro lado, a definição de Saúde defendida pela OMS considera, nos seus primeiros itens, a Saúde como o “completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doença ou enfermidade” e a defendem-na como direito fundamental e como a principal meta social de todos os governos. A partir da conversa com o Prof Doutor José Calheiros, vamos explorar e esclarecer os conceitos de Saúde e de responsabilidade social e individual na Saúde Pública de um país.Convidado: José Manuel Lage Campelo Calheiros, médico especialista em Medicina Interna, é Doutor em Antropologia Médica, Ciências Sociais e Cuidados da Saúde, é especialista em Saúde Pública, Ambiental e Epidemiologia. Com particular interesse na promoção, desigualdades e determinantes socioeconómicos da Saúde, José Calheiros foi Diretor e Diretor Adjunto da Unidade Norte Instituto Nacional de Saúde Pública, Doutor Ricardo Jorge em 1988-91 e também chefe interino do seu departamento de doenças infeciosas em 2010-14.  Para além da vasta experiência no terreno, José Calheiros é professor catedrático convidado na Universidade Fernando Pessoa, diretor do Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento (FP-I3ID), presidente da Comissão de Ética para a Saúde do HE-FFP e membro integrado da Unidade de Investigação RISE-Health. Para além da sua brilhante carreira académica e de investigação extensa, José Calheiros recebeu o prémio da Associação Portuguesa de Epidemiologia pelos seus contributos para o desenvolvimento desta área, em Portugal.Apresentador: Ana Gabriela Nogueira Docente na Universidade Fernando Pessoa (UFP) na área de Rádio, Jornalismo e das Ciências da Comunicação, concluiu o doutoramento em Audiovisual e Jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) e a licenciatura em Ciências da Comunicação pela UFP. É membro integrado do ICNOVA, Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e colabora também no centro de investigação Novos Medios (USC) e no de Cultura y Comunicación Interactiva, da Universidade da Coruña.
    --------  
    50:10
  • Episódio 33 - Instituto Oswaldo Cruz e a Conexão com a Comunidade: Literacia Ambiental em Ação
    Apresentação: Patrícia Weber, Docente na Universidade Fernando é doutorada em Ciências da Informação, na área de Jornalismo e Estudos de Média pela mesma Instituição. Também professora na UNISINOS, durante 17 anos, atuou como supervisora ​​de estágio de Rádio na Agência Experimental de Comunicação e foi coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância. Convidada: Clélia Mello Silva Bióloga especialista em Biologia Parasitária e Educação. Chefe do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz. Líder do grupo de pesquisa do CNPq -Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Coordenadora do mestrado e o Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde.
    --------  
    43:34
  • Episódio 32 – A narrativa biográfica, o biotempo e a biofilia.
    Apresentação: Ana Gabriela Nogueira Docente na Universidade Fernando Pessoa (UFP) na área de Jornalismo e das Ciências da Comunicação, concluiu o doutoramento em Audiovisual e Jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) e a licenciatura em Ciências da Comunicação pela UFP. É membro integrado do ICNOVA, Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e colabora também no centro de investigação Novos Medios (USC) e no de Cultura y Comunicación Interactiva, da Universidade da Corunha. Convidada: Prof Doutora Mónica Martinez Especializada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa e graduações em Psicologia pela Universidade de Sorocaba e em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Metodista de São Paulo, é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, onde conduz pesquisas na Linha Análise de Processos e Produtos Mediáticos e é responsável pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social. Resumo: Com especialização em Psicologia Junguiana, Mónica Martinez, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba e é neste cenário que nos vem falar não só das questões da literacia científica versus o aspeto elitista e até sobranceiro da comunicação da Ciência, mas também da ecologia da comunicação e da passagem da consciência ego-sistémica para uma consciência eco-sistémica, nesta busca de que mundos compor na criação de novos sentidos e soluções também anti-epistemicídio, apresentando o “ser humano integrado” e explicando, entre outras conteúdos e conceitos, os Media como ferramentas sociais e porque é que, ao ser humano, foi arrancado o biotempo e esse enraizamento do Homem na realidade ecológica e social.
    --------  
    57:41
  • Episódio 31 - APDA: Certezas, futuros e convicções da Associação Portuguesa que nasceu para a Defesa do Adepto
    Apresentação: Daniel Seabra Coordenador Científico do Observatório da Violência Associada ao Desporto. Investigador de Claques de Futebol, Movimento Ultra, Hooliganismo e Estilo Casual - Docente da Universidade Fernando Pessoa - Doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - Investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS/NOVA - Investigador do Observatório permanente Violência Crime. Convidada: Dr.a Martha Gens Presidente da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA). Licenciada em Direito - Advogada. Resumo: A presidente da APDA dá a conhecer esta associação, bem como as condições do seu surgimento, enunciando os principais motivos da sua criação. A pirotecnia nos estádios de futebol e o enquadramento legal que proíbe o seu uso por parte dos adeptos; diálogo sobre algumas críticas que são apontadas a esta Associação que reitera os motivos da sua existência e também uma visão crítica do enquadramento legal que impende sobre os grupos organizados de adeptos são algumas das temáticas abordadas nesta conversa que termina com Martha Gens a apresentar os planos da APDA para o futuro, nos quais se inclui o reforço da sua internacionalização.
    --------  
    46:32
  • Episódio 30 – O mundo do trabalho pós-covid: por uma emergência da sociabilidades e agenda de igualdade
    Apresentação: Patrícia Weber Docente na Universidade Fernando é doutorada em Ciências da Informação, na área de Jornalismo e Estudos de Média pela mesma Instituição. Também professora na UNISINOS, durante 17 anos, atuou como supervisora ​​de estágio de Rádio na Agência Experimental de Comunicação e foi coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância. Convidado: Jacques Mick, Professor Doutor em Sociologia Política e Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-Brasil). Resumo: A pandemia de Covid-19 foi responsável por profundas mudanças no mundo do trabalho. O trabalho informal foi elevado a um novo patamar e as diferenças sociais se aprofundaram mais do que nunca na sociedade, principalmente nos países subdesenvolvidos. Enquanto nos estados com direitos trabalhistas solidificados houve mudanças na cultura do trabalho, nas demais, verifica-se uma precarização do mercado. Em Portugal, por exemplo, muitas empresas adotaram o modelo híbrido nas funções que possibilitam esse tipo de modalidade. Porém, como explica o Professor Jacques Mick, no Brasil houve a fragilização do mercado de trabalho. Neste podcast vamos falar sobre a emergência da sociabilidade, a necessidade de uma agenda de igualdade e as perspetivas de futuro na política de emprego.
    --------  
    40:36

Mais podcasts de Ciência

Sobre Compor Mundos

Podcast do projeto “COMPOR MUNDOS: HUMANIDADES, BEM-ESTAR E SAÚDE NO SÉCULO XXI": O projeto consiste numa rede de especialistas das áreas das humanidades e da saúde que pensam as questões do bem-estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. Que mundos compor, que relações definir para a humanização dos ambientes contemporâneos de vida, para ultrapassar a distinção rígida entre natureza e cultura, para promover de forma integrada a saúde de humanos e não humanos?
Sítio Web de podcast

Ouve Compor Mundos, The Astrophysics Podcast e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.13.1 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 4/7/2025 - 11:08:46 PM