Mais um podcast sobre maternidade/paternidade. Sim, é verdade. Contudo, para além de ser mais um entre tantos, assumimos, desde já, que não temos dicas que seja...
Surpresa! Então... Não nos perguntem sobre o que é este episódio… E não, também não estivemos à conversa com ninguém… Ou, melhor dizendo, estivemos à conversa um com o outro, o que, à partida, não augura nada de bom. Mas tentámos... E, com experiências contadas, entre raciocínios sem qualquer lógica, muitas interrupções e piadas em excesso, cá estamos a comemorar dois anos de podcast. Dois anos de um projeto que, sendo um reflexo da nossa vida, também tem tornado a vida destes "Pais à experiência" bem mais bonita.
--------
50:13
Ep. 51 | O fim da segunda temporada
Estivemos à conversa com… Pois, para fechar a temporada estivemos à conversa um com o outro. E, assim, estivemos à conversa com cada uma e com cada um de vós que nos vai acompanhando nesta aventura.
Não, este episódio não é uma despedida. É um “até já”. E é também, acima de tudo, um “obrigado”. Afinal de contas, entre tantas coisas, este podcast ensinou-nos que tudo fica mais fácil (e mais bonito) quando não estamos sozinhos. Na parentalidade não é diferente.
--------
44:20
Ep. 50 | À conversa com Ana Maltez e Martim Mariano - Agora nós os 4
Estivemos à conversa com a Ana Maltez e o Martim Mariano, pais da Leonor e do Vicente e que, no cantinho “Agora nós os 4”, partilham as histórias do dia a dia em família. Pedaços de vida que, emaranhados na rotina, sobressaem, fazem sorrisos e lágrimas. E que podem, afinal, ser também pedaços da vida de quem os lê e acompanha. Foi o que aconteceu nesta conversa. E a sinceridade com que se dá voz (e palavras) às coisas tem contornos de magia. Tem mesmo. Abraça quem ouve, faz-nos sentir acompanhados, dá colo. E os pais também precisam de colo. Colos que podem ser conversas. E esta conversa foi colo para nós.
--------
1:23:28
Ep. 49 | À conversa com Patricia Librenz, "Sem filhos"
Estivemos à conversa com Patricia Librenz, fundadora de uma comunidade dedicada ao debate e à partilha em torno da decisão de não ter filhos. Um espaço de liberdade, cujo nome - “Sem Filhos” – é apenas o começo de uma reflexão profunda e essencial. Uma reflexão que tem de chegar às raízes de um preconceito, o qual cresce sob a forma de pressões que ferem, perguntas que invadem e julgamentos dos quais não queremos ter de nos defender. Como se esta escolha fosse, afinal, uma obrigação, uma dívida a pagar. Mas não é. Aliás, a começar pelo bem de quem poderá vir, esta tem mesmo de ser a decisão mais ponderada, consciente, informada, confiante e, sim, feliz. E se a decisão for “não quero ter filhos”, que possamos ser ouvidos, respeitados e seguir em frente. Isto, sim, é liberdade.
--------
56:10
Ep. 48 | À conversa com Marta Esteves, mãe e advogada
Estivemos à conversa com Marta Esteves, mãe e advogada especializada em Direito do Trabalho.
A parentalidade também traz direitos e deveres. Traz pedidos, comunicações, formulários, procedimentos… Traz licenças, teletrabalho, horário reduzido… E traz a consciência de que informação é poder e pode mesmo fazer a diferença. E, juramos que, à luz de qualquer lei, se dúvidas houvesse quanto a isso, esta conversa daria cabo delas todas.
Mais um podcast sobre maternidade/paternidade. Sim, é verdade. Contudo, para além de ser mais um entre tantos, assumimos, desde já, que não temos dicas que sejam milagres, nem ensinamentos que se revelem poções mágicas nisto que é a vida de pais. Somos uma família de três - a Ana, o André e a Amélia - e temos apenas histórias e muita, muita vontade de rir.