50 anos de História: o que se tira das manchetes do Expresso para o debate que importa fazer hoje? Todas as semanas, ao longo de 2023, Ângela Silva, Cristina Fi...
1998 e 1999: do final do século passado ao futuro, a ciência ao serviço da humanidade
A cientista Elvira Fortunato e o filósofo e ensaísta José Gil estão com Paulo Baldaia neste episódio do “Liberdade para Pensar” para uma conversa sobre o papel da Ciência no futuro da Humanidade. Os desafios que se colocam com o rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial, a regulamentação que se quer global, os riscos de diabolizar a ciência.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
48:17
1997: www.expresso.pt
O Liberdade para Pensar está a chegar ao fim. A viagem pelos 50 anos do Expresso termina na próxima semana e neste penúltimo episódio vamos até 1997, o ano em que o Expresso lançou a sua primeira edição online. Vinte e seis anos depois e com o Expresso a lançar uma nova fase da sua vida, em que se assume que 'Digital First', conversámos sobre o que mudou nestas quase três décadas, o que aí está da marca Expresso e o desafio do que está para vir com Henrique Monteiro, diretor-adjunto em 1997, João Vieira Pereira, atual diretor do Expresso, e Joana Beleza, subdiretora de áudio e multimédia do Grupo Impresa. Ouça o penúltimo episódio de Liberdade Para Pensar. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
43:51
2000: o bug Y2K e os novos medos do fim do mundo
Neste episódio de Liberdade Para Pensar, à boleia do bug informático que fez temer o pior na passagem de 1999 para 2000, Cristina Figueiredo conversa sobre ciberINsegurança com Nelson Escravana, do Instituto Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação, Carlos Cabreiro, da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária e Luís Pedro Nunes, cronista no Expresso e comentador na SIC Notícias, particularmente atento aos efeitos da inteligência artificial nas democracias já em 2024. Ouça o último episódio de Liberdade para Pensar com a jornalista Cristina Figueiredo. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
55:54
1996: dos seis mil zeros a matemática à educação que se quer para todos
Em 1996 houve seis mil notas zero nos exames de matemática do 12º ano. É a partir daqui que fazemos a conversa sobre o estado actual da Educação, os seus principais problemas e as soluções que é preciso encontrar para que o sector continue a ser o motor do desenvolvimento do país. São nossos convidados: Luísa Loura, ex-dirigente da Direção-Geral de Estatísticas da Educação, actual diretora da Pordata e docente e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e David Justino, ex-ministro da Educação, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação e antigo consultor do Presidente Cavaco Silva, professor jubilado, desde o início deste anoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
42:07
2001: O terror que mudou o mundo e a culpa que não morreu solteira
2001 foi um ano traumático. Um espetacular atentado terrorista atingiu o coração da América e abanou o mundo. E a queda de uma ponte em Entre os Rios, no norte de Portugal, provocou 59 mortes e a demissão de um ministro que intuiu que a culpa não podia morrer solteira. Para falar do que aprendemos e desaprendemos com o 11 de setembro em Nova Iorque, à luz do terror que hoje está de volta ao Médio Oriente, e também das lições que guardámos da tragédia de Entre os Rios e do que se esqueceu sobre responsabilidade política, juntámos a Carmo Afonso, advogada, comentadora, mulher de causas, de esquerda e de polémicas, e António Martins da Cruz, diplomata, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros num Governo PSD/CDS, e um olhar atento e felino sobre os meandros da política.See omnystudio.com/listener for privacy information.
50 anos de História: o que se tira das manchetes do Expresso para o debate que importa fazer hoje? Todas as semanas, ao longo de 2023, Ângela Silva, Cristina Figueiredo e Paulo Baldaia partem ano a ano com convidados especiais: políticos, economistas, artistas, figuras que marcam a sociedade portuguesa. Ao todo, 50 debates sobre 50 anos de Portugal. Sem dogmas, para pensar o mundo. Todas as sextas-feiras, com Liberdade para Pensar.