O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país e até do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel Tova...
T3, Ep. 10 | De Mlynarczyk a Paco Fortes, o «movember» no futebol: bigodaças inesquecíveis
Os melhores bigodes do futebol, tudo por culpa do «movember». Sabem o que é? O Rui Miguel Tovar explica tudo. É de excentricidades capilares que falamos neste DESTINO: SAUDADE, oportunidade (mais uma) para trazer até 2024 os nomes e os looks de outros tempos. Duas equipas completas, com banco de suplentes e um trio de árbitros. Bigodaças inesquecíveis. O 'Domingo Desportivo' tem a imagem de Sócrates, o doutor, ele próprio elegância pura no jeito de jogar, de pensar e de usar barba e bigode. Temos o 'Cassete VHS' com o Barcelona de Cruyff a maltratar o Real Madrid e ainda o 'Música, Maestro' a fechar com uma outra homenagem a Sócrates, esta em forma de música. O autor é José Miguel Wisnik.
--------
49:44
T3, Ep. 9 | «O que fizeram comigo no Benfica foi uma injustiça, por isso saí»
António Fidalgo foi campeão nacional no Benfica e no Sporting, esteve ligado a um título do FC Porto e ainda se orgulha de ter sido o melhor guarda-redes no Europeu de sub19 em 1971. Uma carreira longa nas balizas e nos bancos de suplentes, em análise nesta entrevista no DESTINO: SAUDADE.
--------
1:42:36
T3, Ep. 8 | O dia dos '10': Bergkamp, Maradona e... João dos Santos
No mês dez de 2024, o DESTINO: SAUDADE fecha com o tributo a essa camisola mágica: 10. Fazemo-lo, desta vez, através de caminhos diferentes. Claro que é impossível não falar de Dennis Bergkamp ou Diego Armando Maradona, mas a lógica do programa leva-nos para um saco de recordações da família Tovar. E de lá sai uma misteriosa carta. É ouvir, caros amigos. No 'Domingo Desportivo' temos Emílio Peixe, o melhor futebolista do Mundial de 1991, em sub20, e também ele um surpreendente '10' num dos dias mais negros do futebol português. Se quiserem ver e ouvir os segmentos 'Cassete VHS' e 'Música, Maestro' saiam do youtube e encontrem-se connosco no spotify ou no zerozero. É lá que fazemos um tributo a Marco Paulo, o homem dos «dois amores».
--------
1:04:30
T3, Ep. 7 | Vikings: os nórdicos que tomaram de assalto a I Liga
Da Suécia (alô, Viktor) à Dinamarca, da Finlândia à Noruega, da Islândia às Ilhas Faroé - somos uns brincalhões. Este episódio podia chamar-se 'Vikings'. Olha, boa ideia. 'Vikings', vamos lá a isso. Será que o Rui Miguel Tovar sabe quem foi o sueco com mais jogos no campeonato nacional? E com mais golos marcados? O tom é esse. Viajar por nomes, famosos e menos famosos, que compõem a história do nosso futebol. É uma conversa maravilhosa, cheia de curiosidades, e até o nosso Tovar abre a boca de espanto. No 'Domingo Desportivo', nada melhor do que recordar - uma vez mais - o saudoso Sven-Goran Eriksson, por ser a maior referência nórdica no grupo de treinadores do nosso futebol. Seguimos para o 'Cassete VHS' e para os golos dos Europeus de 92 e 96, só antes de fechar num tom profano: os belgas dEUS e com a excelente «Quatre Mains».
--------
45:04
T3, Ep. 6 | «Tinha o dom de marcar ao Benfica»
Quim Berto é figura maiúscula do Vitória SC dos anos 90 e um dos campeões nacionais do Sporting no ano 2000. Mudou-se de Alvalade para a Luz, mas nunca chegou a jogar oficialmente pelo Benfica. Por culpa de uma zanga entre o seu empresário, Paulo Barbosa, e o então presidente das águias, Luís Filipe Vieira. No DESTINO: SAUDADE fala dessa carreira longa e recheada de grandes momentos.
O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país e até do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel Tovar, criou o Destino: Saudade. Um espaço onde vamos recordar histórias e momentos do desporto que nos apaixona. Haverá tempo também para recordar jogadores, aqueles que nos encantaram e que fizeram sonhar