Para começar o ano, recebemos a visita de António Aragão, organizador de Encontros de Comunidades de Tecnologias Livres (ECTL) e insigne treinador de papagaios. Também pudemos deslumbrar-nos com a sagacidade e alcance das previsões para 2024 do bruxo da casa: Fernão Vaz, Alfageme de Santarém, comedor de jantares de bife da vazia com trufas, que serão pagos pelo Diogo e o André Paula.
--------
50:12
E330 Especial Comilanzenas
Recebemos uma colecção de convidados especiais (Joana Simões, André Bação, Gato Galão Gagarine) neste episódio aberto ao povo e falámos de tudo, sem rede e sem tabus: o Império não fez nada de errado; convidámos o Governo Civil de Lisboa a receber peúgas malcheirosas; pusemos em causa a validade de sondagens democráticas no mundo do software geoespacial, arengámos sobre opções de domótica e routers livres, Lunokhod, planetário, walkie-talkies e estabilizadores de corrente e exibimos as nossas compras de Comilanzenas (*Natal), para fazer inveja lá em casa. Em suma: um fartar vilanagem!
--------
1:06:51
E329 Serial Com Fibra
O Diogo viajou até à Idade Média e descobriu a sensação de viver num tempo diferente, em que não tem velocidades de 1Gbps! Uma barbaridade! O Miguel viajou até à Idade do Cobre e relata-nos o que é viver com apenas 100 Mpbs. Depois, viajaram os dois até à Idade do Alumínio Anodizado, abrindo um pacote com uma misteriosa caixa, de um azul faíscante...que surpresas encerrará?!
--------
58:58
E328 Reunião De Pies
Continuam as discussões sobre auto-alojamento («self-hosting»), onde recebemos sugestões e opiniões de ouvintes que exploraram esse tema; o Miguel continua a não poder usar um VPN no telefone; abordámos o roteiro de lançamento da próxima versão de Ubuntu, Plucky Puffin e o próximo encontro da Comunidade em Sintra; demos as boas-vindas a novos Snaps criados pela Comunidade e babámos um bocadinho com novos brinquedos da gama Raspberry Pi! E no fim, os patronos tiveram direito a um teatro de fantoches com a República.
--------
1:02:51
E327 Nuvens À Moda Da Casa
Fumando cachimbos em amena cavaqueira depois dos nossos afazeres diários, falámos descontraidamente sobre nuvens domésticas entre nuvens de fumo escaláveis; relembrámos os momentos bem agradáveis vividos no encontro da Comunidade em Sintra e no Centro Linux; trouxemos notícias sobre diapositivos feitos com MARP e Quarto; recordes de abas em Firefox; os últimos «ports» para Ubuntu Touch feitos por heróis nacionais e não falámos de mais coisas porque não havia tempo e o fumo já não deixava ver nada.