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Marketing business-to-business: o podcast

Podcast Marketing business-to-business: o podcast
Com Jayme Kopke, da Hamlet Comunicação B2B
Num mundo cada vez mais digital, para vencer num mercado business-to-business já não basta ter bons produtos e uma boa força de vendas. O seu marketing tem de c...

Episódios Disponíveis

5 de 92
  • #91 - “A melhor estratégia para a inovação é ter coragem” - com Hugo de Sousa
    A palavra “inovação” tem qualquer coisa de paradoxal. Por um lado toda a gente se gaba de ser um praticante. Ao mesmo tempo, em muitas situações, quando falamos de inovação parece que estamos a falar de algo vagamente esotérico, fora do alcance do comum dos mortais. Entre um extremo e outro, felizmente há pessoas que sabem exatamente o que o termo significa, sem o banalizar mas também sem o mistificar, porque dedicam a sua carreira a esse tema. No caso da inovação, uma dessas pessoas é o Hugo de Sousa, com quem falamos neste episódio. Empreendedor, consultor, professor e keynote speaker muito requisitado, o Hugo tem uma abordagem muito concreta e sistemática da inovação e sabe como tirá-la do pedestal e pô-la no dia a dia das empresas. E isto não podia ter ficado mais claro nesta conversa, cheia de insights e exemplos práticos, sobre o que torna a inovação tão importante e a maneira certa de a levar à prática. Ouça o episódio e descubra: O que é inovação – e o que não é, apesar de parecer Quais são os sintomas do “narcisismo organizacional” e o que fazer para os evitar Como decidir se a inovação é ou não crucial para a sua empresa R&D e inovação: qual é a diferença? Como encontrar o equilíbrio entre a eficiência no presente e a procura de novas oportunidades para o futuro O que torna o marketing estratégico uma componente essencial dos processos de inovação Sobre o convidado: Site da OpenMinds.AI Perfil da OpenMinds.AI no LinkedIn Site da Mars Shot Perfil da Mars Shot no LinkedIn Perfil no LinkedIn   Conceito mencionado: New Product Vitality Index   Plataformas de AI mencionadas: ChatGPT Gemini Copilot   Empresas mencionadas: BearingPoint Capita Kaizen Institute Amazon DIGI Portugal SONAE A Padaria Portuguesa Pingo Doce Galp Tesla Apple Xerox Delta Ventures Nokia Blockbuster Tupperware Blockchain SAP Siemens BPI Cofidis   Instituições mencionadas: Nova SBE Estado-Maior-General das Forças Armadas UnternehmerTUM - Center for Innovation & Business Creation   Pessoas mencionadas: Rory Sutherland Steve Jobs Peter Drucker Pedro Passos Coelho João Colaço de Freitas Clayton Christensen   Série mencionada: Mad Men   Livros recomendados: Eric Ries - The Lean Startup Jim Collins - De Bom a Excelente Tendayi Viki - Corporate Startup: How Established Companies Can Develop Successful Innovation Ecosystems   Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet. Siga-nos também no LinkedIn.
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    1:03:12
  • #64 – "No digital, muitas empresas ainda não fazem o básico" – com Helder Pinto
    Nos dias que correm, falar em “marketing digital” é como dizer “nadar na água”: onde mais se poderia nadar? Da mesma forma, num mundo em que tudo passa pelo digital, como é que o marketing poderia não ser digital?  E é por isso que profissionais como o Helder Pinto fazem tanta falta às empresas. Porque o digital, sendo incontornável, abarca tantas ferramentas e disciplinas, cada uma tão especializada, que é difícil encontrar quem tenha uma caixa de ferramentas realmente completa, para poder dar resposta a todos os desafios. O Helder é esse multiespecialista do digital, com quem tivemos o prazer de conversar neste episódio, gravado em 2023. Ouça o episódio e descubra: O que é um T-Shaped marketeer e porque este tipo de profissional faz falta ao mercado Os trade-offs que é preciso fazer para ser um T-Shaped marketeer Como se manter atualizado no marketing digital, evitando, ao mesmo tempo, os perigos da dispersão A importância, para um profissional de marketing, de usar o seu próprio marketing como um laboratório Como estão as empresas portuguesas no que diz respeito ao marketing digital Como uma estratégia digital bem construída pode ajudar na venda complexa, típica de muitas empresas B2B O que faz com que o email marketing continue a ser uma ferramenta crítica no marketing digital, e como usá-lo de forma eficaz Sobre o convidado: Site Perfil no LinkedIn   Ferramentas de marketing digital mencionadas: Albacross ActiveCampaign Elementor WordPress   Livros recomendados: Jeff Walker – A Fórmula do Lançamento Chris Anderson – Free - O Futuro É Grátis Robert Cialdini – Influence - The Psychology of Persuasion Drew Eric Whitman – Cashvertising How To Use 50 Secrets Of Ad-Agency Psychology To Make Big Money Selling Anything To Anyone Charles Duhigg – A Força do Hábito   Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet. Siga-nos também no LinkedIn.
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    49:25
  • #90 - E o Black Friday, quem diria, chegou também ao B2B - com Jérôme Amoudruz
    À primeira vista, o tema deste episódio não parece nada óbvio para um podcast sobre marketing business-to-business: à partida o Black Friday remeteria apenas para o mundo das promoções ao consumidor. Só que já não é assim. O fenómeno ganhou uma tal dimensão, tornou-se tão importante no calendário das empresas e das pessoas, que não poderia de contagiar também os negócios B2B, que cada vez mais usam a data como uma ferramenta para acelerar as vendas. E é para falar dessa dimensão business-to-business do Black Friday – e não só – que estivemos à conversa com o Jérôme Amoudruz, CEO da BlackFriday.pt: uma plataforma de promoções cujo nome diz tudo. E que é a primeira plataforma inteiramente dedicada às ofertas do Black Friday no mercado português. Ouça o episódio e descubra: Como surgiu e evoluiu o Black Friday, como se espalhou pelo mundo inteiro e que dimensão já tem em Portugal Como o Black Friday pode ser usado para acelerar vendas ou conseguir outros objetivos de negócio em mercados business-to-business Com que critérios decidir saber se faz sentido, para a sua empresa B2B, associar-se ao Black Friday Quais são os fatores decisivos para tirar partido do Black Friday, e quais os erros a evitar Como aproveitar o Black Friday para acelerar a transformação digital da sua empresa   Sobre o convidado: Site da BlackFriday.pt Perfil da BlackFriday.pt no LinkedIn Site da Cyber Monday Portugal Site do BRSL Group Perfil do BRSL Group no LinkedIn Perfil no LinkedIn Emails: [email protected] e [email protected]   Empresa mencionada: SumUp   Livro recomendado: Jeff Walker - A Fórmula do Lançamento Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet. Siga-nos também no LinkedIn.
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    40:53
  • #89 - "Entre o negócio e o empreendedor, escolho sempre o empreendedor" - com André Vieira de Castro
    Neste episódio abordamos um tema que, de certa forma, está na origem de tudo o que nos interessa neste podcast – não só o marketing, mas tudo o que diz respeito à vida das empresas. Trata-se do empreendedorismo: aquela atitude que algumas pessoas têm, ou cultivam, e sem a qual não haveria empresas, negócios ou marketing para criar empregos e riqueza. E ninguém melhor para conversarmos sobre isto do que um empreendedor reincidente como o André Vieira de Castro. Uma pessoa que não sabe estar quieta, mas que não se contenta em fazer acontecer. Tem também uma grande capacidade de refletir sobre o que faz. É dessa experiência muito autoconsciente de empreendedor, de empresário e de gestor que fomos beber nesta conversa. Ouça o episódio e descubra: O segredo para tornar pequenos os problemas da sua empresa O que torna a jornada do comprador diferente para cada setor de atividade, e por que é importante conhecê-la O “erro” da Bíblia e a sua con­sequência para conduzir as relações pessoais O que se deve sempre levar para uma reunião para que dê bons resultados Como fomentar o empreendedorismo na sua organização Uma boa prática para lidar com as pessoas que saem da sua empresa Sobre o convidado: Site da Not Guilty Perfil da Not Guilty no LinkedIn Site da Casa Grande Site do Futebol Clube de Famalicão Perfil do Futebol Clube de Famalicão no LinkedIn Perfil no LinkedIn   Evento mencionado: SIAL Paris   Empresas mencionadas: Vieira de Castro Continental Arga Tintas Unilever Lojas POUPEURO   Instituições mencionadas: European Council of the Paint, Printing Ink, and Artist’s Colours Industry (CEPE) AESE Business School PortugalFoods IPAM: Marketing Business School Faculdade de Economia da Universidade do Porto Associação Empresarial de Portugal   Pessoa mencionada: Paulo Rangel   Livros recomendados: Hans Rosling - Factfulness Yuval Noah Harari - Nexus Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet. Siga-nos também no LinkedIn.
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    1:05:10
  • #88 - “A necessidade de compra é lógica, mas a decisão é emocional.” - com José Carlos Pereira
    Não é esquisito? Embora ninguém ponha em causa que o objetivo de qualquer atividade de marketing é gerar vendas, para muitos é possível fazer toda uma carreira na área sem nunca aprofundar o tema das vendas propriamente ditas. Aqui no podcast não queremos alimentar este divórcio. Por isso, desta vez trazemos para a conversa alguém que não apenas está muito à vontade com as vendas, mas que as vê como um processo de que o marketing é indissociável. Falamos do José Carlos Pereira: consultor, empreendedor, vice-presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade e autor do livro “Chegar e Vender” – sobre o qual girou muito da conversa neste episódio. Ouça a conversa e descubra:  De onde vem o divórcio entre marketing e vendas, que se verifica em tantas empresas, e como evitá-lo Como usar os conteúdos digitais para que os clientes venham bater à sua porta, em vez de ser você a bater às deles Como é o típico processo de compra B2B na era digital e como fazer com que funcione a seu favor Como construir um contexto de comunicação que permita aumentar a sua taxa de conversão, diminuir o tempo de fecho e ainda cobrar mais pelos seus produtos e serviços O que são Customer Performance Indicators, e como usar este e outros indicadores para aumentar a integração e a eficácia dos departamentos de marketing e vendas Sobre o convidado: José Carlos Pereira - Chegar e Vendar Site da AURAXADV Perfil da AURAXADV no LinkedIn Site da Associação Portuguesa para a Qualidade Perfil da Associação Portuguesa para a Qualidade no LinkedIn Perfil no LinkedIn   Instituições mencionadas: Associação Empresarial de Portugal Banco Mundial   Empresas mencionadas: Grupo Bertrand Círculo Contraponto Editores   Pessoas mencionadas: Rui Couceiro Marta Mesquita Jorge Cunha   Livros recomendados: Robert Cialdini - Influência Dale Carnegie - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas Jeffrey Gitomer - A Bíblia das Vendas Daniel H. Pink - Vender É Humano Neil Rackham - Spin Selling Jim Collins - De Bom a Excelente   Podcasts recomendados: Huberman Lab Podcast The Diary Of A CEO with Steven Bartlett Marketing Business-to-Business: o podcast   Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet. Siga-nos também no LinkedIn.
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    59:33

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Sobre Marketing business-to-business: o podcast

Num mundo cada vez mais digital, para vencer num mercado business-to-business já não basta ter bons produtos e uma boa força de vendas. O seu marketing tem de chegar antes, com um posicionamento claro e diferenciador e com uma marca forte. Neste podcast, Jayme Kopke, diretor criativo da Hamlet, conversa sobre ferramentas, ideias e estratégias para as empresas B2B que querem usar o marketing e a comunicação digital para vender no curto prazo, mas também para criar marcas que permitam crescer por muitos e muitos anos.
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