Uma iniciativa do Centro de Espiritualidade Redentorista. Um episódio aos dias 3, 9 e 27 de cada mês
Descrição de cada tipo de episódio no ano de 2024:
3: Con...
O que é que a peça "Quadros de uma Exposição" de Mussorgsky terá em comum com este episódio de podcast, o último "9" do ano, gravado mais de 250 anos depois?
É também um passeio que vos propomos, uma visita guiada a uma exposição. Não uma qualquer, a exposição "Do industrial ao orgânico" da artista plástica Inês Amorim, na igreja dos Redentoristas, no Porto.
Sim, é isso mesmo. Uma exposição de arte contemporânea está a acontecer neste momento em diálogo com a casa onde uma Igreja se reúne e celebra todos os domingos.
A Inês conversa hoje connosco, e dá-nos o privilégio de uma visita guiada pelo seu olhar, pelo seu processo criativo, pelo diálogo das peças com o lugar. Fá-lo com uma mestria rara:
mostra-nos apenas lampejos do que ali está, abrindo-nos possibilidades, nunca fechando dentro de uma explicação nenhuma obra.
“Do industrial ao orgânico” – o nome que deu à sua exposição que está dentro do ciclo “Matéria e transcendente”, que contará com concertos de piano, encontro de coros, conversas, poesia e a própria liturgia de cada domingo inserida neste espaço onde os opostos dialogam num harmonioso conflito, como iremos ouvir a Inês dizer algumas vezes.
É um presente de Natal antecipado que vos oferecemos, esperamos que gostem. Muito.
--------
1:16:14
[L3] Conspirações - A Margarida, a Joana e o Filipe levam a conspiração até ao fim
A segunda parte da conversa, que interrompemos há um mês, está mesmo aqui. A Joana, da Igreja Metodista do Mirante e o Filipe, da Igreja do Torne, em Gaia, contam-nos como funcionam as suas comunidades e quais os papeis que cada um pode desempenhar nas mais variadas vertentes da vida da Igreja.
É o final de um ano de Conspirações, e não podiam faltar os agradecimentos, em jeito de "até já!".
João, Tiago, Jónatas, Abel, Eduarda, Joana e Filipe: muito obrigada.
E especialmente ao Timóteo, claro, o nosso querido historiador de serviço que nos apresentou todos estes seus amigos, que se tornaram nossos, também.
--------
42:39
[27'] ¡Vaya Familia! - Profeta Miqueias e João Baptista
Feliz Ano Novo! Este episódio apanha-nos mesmo no início de um Novo Ano, um Novo Ciclo, uma nova e renovada Esperança. O Tempo do Advento pede mesmo que seja esta a palavra de ordem.
É por isso que o Pedro escolheu profetas para completar o nosso álbum de família. A escolha não foi fácil, mas recaiu sobre o Profeta Miqueias.
E João Baptista não podia faltar. A voz que clama no deserto é a segunda pessoa deste episódio .
Vamos chegando ao fim deste ano de ¡Vaya Familia! e o álbum vai-se enchendo de rostos e histórias.
--------
26:58
[#9] Já agora, vamos juntos, como quem dança?
Sí-no-do da Si-no-da-li-da-de ou em português do que se entende: um “Caminho Juntos sobe Caminharmos Juntos”.
Este Caminho Juntos sobre Caminharmos Juntos foi convocado pelo Papa Francisco e começado em 2021. Em outubro de 2024 aconteceu a última sessão deste Caminho na sua fase de reuniões plenárias convocadas pelo Papa. Apenas isso terminou. De resto, o processo está a dar muitos sinais de coisa imparável.
Convidámos a Cristina Inogés Sanz, teóloga, leiga, membro de todas as sessões do Sínodo, por convite pessoal do Papa Francisco, e que já esteve connosco neste podcast num dos primeiros episódios. A Cristina é alguém com quem é sempre maravilhoso falar, pela clareza com que o faz, pela forma como conta de um jeito tão simples o que tantas vezes não é tão simples assim.
Também a Sara Leão, por na sua comunidade pertencer a um pequeno grupo que desde 2021 dinamiza a atenção a este processo sinodal.
E, já agora, consideremos o Papa Francisco, que participa neste episódio com pequenos trechos do seu discurso de encerramento da última sessão do sínodo.
Digam lá se não é este um elenco de luxo!
---------------------
Música do episódio:
Song of the Universe de Ola Gjeilo interpretada pelo Nidarosdomens Jentekor
e
A Change is Gonna Come de Sam Cooke
--------
55:26
[L3] Conspirações - A Margarida, a Joana e o Filipe tomam o episódio de assalto
O Timóteo e o Rui foram expulsos do estúdio, pela Margarida. Conseguem acreditar nisto?
Eles também não, mas agora já está! A Margarida junta-se à Joana, da Igreja Metodista do Mirante, no Porto, e ao Filipe, da Igreja Lusitana no Torne, em VN de Gaia. A conversa vai por caminhos nunca antes navegados, falamos da participação dos jovens, e principalmente dos leigos, em cada uma das nossas comunidades.
Que desafios, que ministérios, que tipo de envolvimento, como funcionam estruturalmente e como se anima a vida das comunidades.
É por aqui que irá a conversa... ficam para ouvir?
Uma iniciativa do Centro de Espiritualidade Redentorista. Um episódio aos dias 3, 9 e 27 de cada mês
Descrição de cada tipo de episódio no ano de 2024:
3: Conspirações. Conversas entre o Timóteo Cavaco, o Rui Santiago e um ou dois amigos de tradição protestante sobre diferentes formas de viver a fé.
9: Já agora. O que é que à nossa volta nos prende o olhar? Pomo-nos à conversa, quase sempre com convidados
27: iVaya Família! Com o Pedro López, missionário redentorista, sobre alguns dos nomes que vão aparecendo nas leituras de Domingo a cada mês, personagens bíblicas, membros da família