A indústria farmacêutica utiliza solventes orgânicos que resultam em grandes quantidades de resíduos tóxicos. O principal destino é a incineração, libertando gases de efeito de estufa para a atmosfera. Na costa Oeste dos Estados Unidos a equipa de investigação do professor Bruce Lipshutz desenvolveu um método de química na água, capaz de gerar as mesmas reações químicas, mas sem a participação de solventes orgânicos. Numa conversa em inglês, o professor Bruce explica as vantagens ambientais da química micelar.
Nesta época festiva estamos a recordar alguns episódios do podcast que nos inspiraram com visões para uma gestão mais ecológica dos nossos recursos. Esta entrevista foi primeiro publicada em setembro de 2024.
--------
21:08
Natureza à mesa
Assim como as plantas silvestres, também as algas que crescem de forma espontânea nas rochas das praias portuguesas são uma opção saudável e sustentável na dieta alimentar.
Numa conversa com a bióloga e chef de cozinha Joana Melo Duarte, fomos descobrir como podemos preservar e integrar numa refeição a natureza comestível que nos rodeia.
--------
23:59
Nitratos
Várias lagoas dos Açores estão eutrofizadas. O aporte excessivo de nutrientes às massas de água pode fazer com que algumas zonas fiquem com pouco - ou mesmo nenhum - oxigénio. Os sistemas lagunares dos Açores são ainda mais sensíveis devido à ausência de corrente e à estratificação das águas.
Vítor Gonçalves, Professor associado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, explica-nos este fenómeno.
--------
33:07
Cogeração
Portugal consome em média 50 mil GWh de energia elétrica, sendo que mais de 70% são de origem renovável. No entanto, o gás natural é a terceira maior fonte de energia bruta. Nos anos 90, surgiram as centrais de cogeração capazes de aproveitar a energia térmica para produzir eletricidade. Passadas quase 4 décadas conversamos com Francisco Ferreira da associação ZERO para saber se esta tecnologia continua a fazer sentido no caminho da transição energética.
--------
22:16
Valorização da salmoura
Para combater a escassez de água potável, muitos países têm construído centrais de dessalinização. Estas instalações retiram os sais minerais dissolvidos na água do mar, tornando-a apta para consumo. No entanto, no final deste processo resulta a salmoura, isto é, o resto de água com os sais concentrados que foram retirados.
Duas estudantes de doutoramento de Engenharia Química da Universidade do Porto, Sofia Delgado e Eva Sousa, desenvolveram uma tecnologia capaz de valorizar este resíduo. Extraem os minerais presentes, encaminhando-os para a indústria e conseguem ainda tratar a água que, posteriormente, segue para consumo.