Das 29 espécies de morcegos que voam pelo território nacional, nove estão dependentes de abrigos subterrâneos para sobreviverem. São animais mais sensíveis às perturbações do exterior, mas que desempenham um papel vital para a saúde dos ecossistemas. Hugo Rebelo, investigador e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explica como é que esta espécie se organiza e quais são as principais ameaças que enfrenta.
--------
29:16
O segredo dos microrganismos
Os microrganismos existem no planeta há mais de 3,8 mil milhões de anos e apesar de serem responsáveis por várias doenças, a maioria vive em harmonia com o ser humano.Conversamos com o professor José António Couto da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para descobrir mais sobre o admirável mundo destes seres microscópicos.
--------
9:09
Crescimento azul (biotecnologia)
O oceano é fonte de vida, de biodiversidade e de alimento para o planeta.Mas dos quase 100 milhões de toneladas de pescado capturado em todo mundo, estima-se que cerca de 10% sejam desperdiçados. O que podemos fazer para diminuir este número?Maria Coelho, coordenadora do B2E CoLab, é responsável pela plataforma FishMatter que vê estes resíduos marinhos como uma oportunidade para criar produtos inovadores.
--------
10:13
Alimentação saudável e sustentável
Aquilo que comemos tem um impacto direto nos ecossistemas. Da produção à gestão de resíduos, os sistemas alimentares são exigentes em recursos e podem ser mais ou menos sustentáveis. Já a nossa alimentação pode ser mais ou menos saudável. Conseguimos conciliar estas duas vertentes para uma alimentação mais sustentável e mais saudável? Conversamos com Conceição Calhau, Professora Catedrática na NOVA Medical School.
--------
20:46
Combate às doenças do castanheiro
O comércio global e as deslocações internacionais de passageiros contribuem para a dispersão acidental de pragas e doenças que colocam em risco a fitossanidade. No caso dos castanheiros a doença da tinta, o cancro e a vespa são as principais ameaças. Rita Lourenço Costa, investigadora do INIAV, coordena um programa de melhoramento que se baseia na hibridização do castanheiro europeu com o castanheiro chinês e japonês, passando a ser resistente à tinta. As outras duas doenças têm um plano de controlo biológico em vigor.