Olá, o meu nome é Sofia Couto, sejam bem-vindos aos Melómanos. Este podcast é dirigido a toda a comunidade de pessoas que não conseguem viver sem música, em jei...
Episódio 48 - Fred P. Ferreira - o baterista sentimental que tem um paraíso lindo dentro dele.
O convidado deste domingo é produtor musical, toca bateria desde os 4 anos e é um homem sensível, interessante e simples. Faz parte de bandas portuguesas tão incríveis como os Orelha Negra ou os Buraka Som Sistema, é filho de um dos bateristas mais icónicos do panorama musical português e já é pai de um dos fotógrafos mais reconhecidos também. Sendo a genética aparentemente um ponto importante na vida deste melómano, a verdade é que o Fred adiciona competências artísticas, técnicas e humanas à vida que o fazem um Ser Humano com todas as letras maiúsculas que se possam acrescentar. Foi um privilégio este fim de tarde solarengo a ouvi-lo, embrulhado nas suas escolhas musicais, no seu estúdio preenchido de plantas e instrumentos, e dedicatórias de tantos músicos portugueses em quadros e quadrinhos, dos seus amigos e companheiros de estrada. Fred, a estrada só começou agora. Bora!
--------
1:08:20
Episódio 47 - Mário Laginha, o inventor de novas vidas, compassos e histórias.
O convidado desta semana é um dos pianistas e compositores de jazz mais reconhecidos e incríveis do nosso país. É um melómano convicto, humanista no seu dia-a-dia, generoso no trato, tem porte atlético (para quem não sabia ainda) e, não menos importante, é incrivelmente bonito e charmoso ao vivo! Tão só a explicação que deu acerca do processo criador da sua música chegou para ganhar toda a semana, pela descoberta que é saber como ocorre o verdadeiro acto criativo de um músico com a qualidade com que nos tem brindado nas últimas décadas. Que prazer que foi, um verdadeiro privilégio, ouvir o Mário Laginha falar das músicas que toma como suas, de forma tão orgânica e natural, que fazem dele o homem que é, ouvir as suas histórias de vida e da sua generosidade em receber-nos em sua casa. Ah, e de ver o seu piano no meio da sala, cheio de partituras por decifrar e viver, simplesmente a olharem para o mar, com o seu porte magnífico. Oiçam o mestre Mário Laginha a discorrer, e as suas músicas a falar por ele, e com ele, num tango tão bonito e harmonioso. Muito obrigada por este fim de tarde Mário! Magnificat!
--------
1:22:33
Episódio 46 - Raquel Freire e a ética do amor
A convidada desta semana é uma cineasta e argumentista portuguesa, que acredita no poder da arte, nomeadamente o cinema, na construção de uma sociedade mais bonita e mais justa para se viver. Nos últimos tempos realizou documentários tao pertinentes e actuais como as Mulheres do meu país, que passou recentemente na RTP1, bem como longas metragens conhecidas por muitos, como o Rio Vermelho ou o Rasganço. A Raquel, na verdade, mais parece uma atleta olímpica, uma bela-mulher-polvo ou uma mãe coragem, ao jeito da Eunice Munoz, porque a sua arte também se estende à escrita, mas também à música e a uma série de colaborações interessantes com vários grupos artísticos, uns conhecidos do público e outros tantos que merecem uma voz no panorama artístico português, aos quais a Raquel está entusiasmada e atenta. Para além disso, é uma activista preocupada com a igualdade de género e pratica no seu dia-a-dia a ética do amor. Querem saber o que significam estas e outras coisas? Então aproveitem para ouvir e ficarem a conhecer melhor esta mulher, que lançou-me a âncora ao coração, pelo tamanho da sua generosidade e entrega às suas causas, às pessoas e ao seu país. Muito obrigada Raquel.
--------
1:31:45
Episódio 45 - Ivo Canelas - o homem que tem energia para viver até aos 200 anos.
O convidado desta semana dispensa apresentações elaboradas, porque o seu trabalho como actor e o que tem contribuído para a cultura deste país falam por si, sobretudo com o seu percurso de quase 30 anos no teatro e no cinema português. Para além disso, é um homem que vale a pena conhecer melhor, porque está atento ao mundo, às pessoas, é generoso e sensível a tudo o que é invisível aos olhos. Gosto de pensar que os homens do futuro vão ser como este melómano. Em vez de enviar-me 10 músicas como é hábito, enviou-me 40, e disse-me para escolher 10 que também gostasse. E assim fizemos o caminho para a nossa conversa sobre a sua música e a vida no geral. Parece-me que é assim nas coisas que faz e já por aqui fica quase tudo dito.
Ivo Canelas, foi um enorme privilégio entrevistar-te, muito obrigada.
--------
1:07:45
Ep. 44 - Inês Maria Meneses - a mulher-voz que é dona de um coração-intelecto uno e cheio de cores.
Afinal o episódio não saiu no domingo. Resolveu nascer também nesta madrugada limpa que todos esperávamos. E por isso tinha de ser também o dia da Inês Meneses vir aos Melómanos. Sabemos há já muitos anos que é uma das vozes mais bonitas da rádio portuguesa, e que é na sua pessoa que habitam outras tantas qualidades extraordinárias, pela forma como pensa, sonha e defende o que acredita na vida. Este reconhecimento inclusivamente foi público nos últimos dias, quando foi distinguida com o Prémio Activa de Mulheres Inspiradoras deste ano. Como não? Mas a Inês não se fica por aqui. Tem os seus podcasts cheios de conteúdo e pessoas interessantes, foi num deles, o "Fala com Ela" que me conquistou para sempre, com a sua voz, os seus silêncios e as perguntas inteligentes. Para além disso é uma melómana convicta, continua a ser DJ de forma assídua e a escrever bem também, como podemos comprovar no "Coração ainda Bate". Foi um enorme privilégio ir a sua casa e ouvi-la falar das músicas da sua vida, percorrer a sua banda sonora, ver os seus objectos a fundirem-se com ela. Mulher bonita a valer caramba! Obrigada Inês.
Olá, o meu nome é Sofia Couto, sejam bem-vindos aos Melómanos. Este podcast é dirigido a toda a comunidade de pessoas que não conseguem viver sem música, em jeito de banda sonora da sua vida! Para todos os que acordam a trautear uma canção, também para todos aqueles que ouvem uma música e recordam-se na espinha, onde, com quem e o que sentiram enquanto a ouviam. Uma espécie de bibliotecários emocionais ancorados à parte melódica da vida. Vai ser um prazer entrar nesta aventura convosco.