Powered by RND

Geração 80

Francisco Pedro Balsemão
Geração 80
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 41
  • Gisela João: “A geração de agora está mais preparada para receber elogios. Acho que a nossa geração percebeu que devia instigar mais os filhos para que acreditassem mais neles próprios”
    Nasceu em novembro de 1983 em Barcelos, cidade onde cresceu e morou até se mudar para o Porto. É a mais velha de sete irmãos, a "fazedora" e cuidadora da família e dos mais novos. Em criança nem sempre teve os brinquedos que queria. A família trabalhava na indústria têxtil e a vida era “simples”, mas “nunca faltou a alegria”, recorda. Ouviu a primeira vez fado no rádio e começou a cantá-lo ainda criança. Deixou o norte do país em 2013, ano em que alcançou o estrelato depois do lançamento do primeiro álbum. Gisela João é a convidada do novo episódio do Geração 80, conduzido pelo Francisco Pedro BalsemãoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    57:45
  • Carolina Patrocínio: “Trazemos uma herança de um Portugal antigo e mais fechado, com pouca aptidão para se modernizar e de repente estamos aqui empacotados com mundo novo pela frente, com acesso total à informação, com as redes sociais”
    Nasceu em maio de 1987 em Lisboa, onde cresceu e viveu rodeada de cinco irmãs. Hoje, são os quatro filhos que lhe ocupam grande parte do tempo de Carolina Patrocínio, protagonista de um novo documentário sobre a sua vida. Conhecida apresentadora da SIC e SIC Mulher, nesta conversa com Francisco Pedro Balsemão revela como foi crescer no seio de uma família numerosa, a importância da educação e a influência dos pais no percurso dos filhos. "Ambos sempre nos deram muita liberdade com responsabilidade. Esta foi a frase que mais ouvi a minha vida toda: liberdade com responsabilidade", conta. Com quase um milhão de seguidores no Instagram, num equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, partilha como lida "bem" com a fama de ser reconhecida na rua, "apesar de que agora começo a ver-me através dos olhares dos meus filhos, que quando sou abordada, eles ficam meio esquisitos, não sabem bem como agir". Carolina Patrocínio é a convidada de Francisco Pedro Balsemão neste episódio do Geração 80.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    51:25
  • Raquel Oliveira: “O dia a dia de um cientista é bom e bastante social, aquela ideia do cientista trancado no laboratório não é de todo verdade”
    Nasceu e cresceu no Porto em 1980. O pai era magistrado e a mãe pintora. Sempre gostou de matemática, mas até à vida adulta quis ser bailarina. Trocou o bailado pela bioquímica e apaixonou-se pela "fascinante dança" dos cromossomas. Depois de uma passagem pelo estrangeiro, regressou a Portugal e hoje lidera o laboratório de Dinâmica de Cromossomas. O bailado perdeu uma bailarina, mas a ciência ganhou uma excelente cientista. Raquel Oliveira é a convidada do Geração 80, conduzido por Francisco Pedro Balsemão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    53:04
  • André Luís: “Quando falamos de economias criativas, a maioria da sociedade vê como algo pequeno, sem impacto. Estamos a tentar mostrar que somos muito importantes”
    Cresceu em Setúbal no início dos anos 80. Em pequeno gostava de desenhar e esculpir, para desgosto do pai queria ser artista. Estudou Design Industrial porque queria ser animador da Disney, mas o caminho foi outro. Aos 23 anos abriu a primeira empresa, que acabou por falir. Mais tarde a paixão pelo Vitória de Setúbal levou-o ao clube e à direção de Marketing, onde teve reuniões com figuras como Pinto da Costa e Valentim Loureiro. Hoje é CEO do THU, organizador do maior evento mundial de indústrias criativas. André Luís é o convidado do Geração 80 conduzido por Francisco Pedro Balsemão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    54:06
  • Marlene Vieira: “Os espanhóis estão mais tempo à mesa do que nós, mas a falar sobre comida não há como os portugueses”
    Nasceu em junho de 1980, numa pequena aldeia na Maia. Em pequena a cozinha não lhe dizia nada e a comida muito menos. Tinha “mau garfo” e para ela a cozinhar era ver a avó fazer comida para 20 pessoas. Aos 12 anos apaixonou-se pela cozinha, profissional durante as voltas que dava com o pai a vender a carne pelos restaurantes da região. Foi em Nova Iorque, anos mais tarde, que conheceu e aprendeu a valorizar a cozinha portuguesa. Os pais acharam que era só uma fase, mas Marlene estava convicta de que queria ser cozinheira profissional. Travou batalhas - mesmo com a família -, quebrou estigmas e serviu de exemplo para mostrar que as mulheres também podem “criar coisas novas” na cozinha. No passado mês de fevereiro veio quebrar o jejum de mais de 30 anos e tornou-se a segunda chef mulher portuguesa a receber uma estrela Michelin. Marlene Vieira é a convidada do novo episódio do Geração 80 conduzido por Francisco Pedro Balsemão. Ouça o episódio aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    57:17

Mais podcasts de Sociedade e cultura

Sobre Geração 80

Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980
Sítio Web de podcast

Ouve Geração 80, Vamos Viajar na Maionese e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.17.1 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 5/11/2025 - 3:49:03 AM