Uma viagem relâmpago aos clássicos do cinema que fizeram a nossa infância e juventude, pelas piores e pelas melhores razões. Mais pelas piores. Retrospectivas, ...
Cumprindo a nossa promessa anual de regressar a Steven Seagal, vamos direitos aos inícios dos anos 90 até ao seu pico de carreira em A Força em Alerta, onde o nosso canastrão preferido vestido de jaleca combate terroristas a bordo de um barco militar.Carlos Reis (Nas Nalgas do Mandarim) está conosco para expressar o seu amor não só pelo primeiro filme como pela sua sequela, desta vez num comboio.
--------
326 - O Convento
Após inúmeros e-mails de protesto e ameaças de bomba, finalmente nos debruçamos sobre uma obra do lendário cineasta português Manoel de Oliveira. Entramos por isso n’O Convento de 1995 para perceber o que tem de especial a carreira do realizador e para ver duas mega estrelas (Malkovitch e Deneuve) a filmar em Portugal.Hugo Gomes (crítico de cinema) junta-se a nós para apresentar a gala Prémios Curtas deste ano e para homenagear o ilustre ator Luís Miguel Cintra.
--------
325 - The Deer Hunter
Com o fim da guerra do Vietname, o cinema apressou-se a explorar o tema, tanto no campo de batalha como fora dele. Um dos primeiros exemplos foi "The Deer Hunter" (O Caçador), um intenso dramalhão sobre o stress pós-traumático e uma estranha obsessão com o jogo da roleta-russa.A antecipação para os Óscares leva-nos a recuar até este vencedor da noite de 79 e a darmos as nossas achegas sobre os nomeados deste ano. Tudo na companhia do Rui Alves de Sousa (Antena 1).
--------
324 - Os Demónios de Alcácer-Kibir
Muitos conhecem Sérgio Godinho como cantor mas talvez passe despercebido que o músico tem também uma vasta carreira no cinema, que se prolonga há quase 50 anos.No passado dia 8 de Fevereiro, o CineClub Bairrada exibiu em Cantanhede "Os Demónios de Alcácer-Kibir", o seu filme de estreia. No final, ficámos à conversa com o próprio e ao vivo, para recordar não só filme mas também outras produções estrangeiras e alguns grandes nomes americanos com quem contracenou e que poucos imaginariam.
--------
323 - Era Uma Vez no Apocalipse (com Tiago Pimentel, realizador)
Uma cabana no meio da neve, um velho com um segredo e um visitante que bate à porta. Uma premissa simples que dá o mote a Era Uma Vez no Apocalipse, uma tensa curta-metragem portuguesa que tem dado nas vistas em alguns festivais. Tiago Pimentel sai detrás das câmaras para nos contar como foi juntar os atores Paulo Calatré e Sérgio Godinho, confinados e em confronto.Pelo meio, recuperamos a rubrica "Errar é Umano" para recordar o Predador original e olhar de perto um dos erros de cinema que mais comichão nos faz desde que passou na televisão.
Uma viagem relâmpago aos clássicos do cinema que fizeram a nossa infância e juventude, pelas piores e pelas melhores razões. Mais pelas piores. Retrospectivas, curiosidades, convidados e os tomates que faltam para agarrar os filmes pelos cornos. Em português, como deve ser.