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Mosteiro Budista Sumedharama

Podcast Mosteiro Budista Sumedharama
Sumedharama Sangha
Ben-vindo ao nosso podcast. Aqui pode encontrar palestras de Dhamma e Meditações Guiadas oferecidas por monges do Mosteiro Budista Sumedharama. O propósito de S...
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  • Ajahn Appamado — Meditação Guiada e Reflexões: Meditação Guiada e Reflexões sobre a Roda do Samsara-(2024-10-05)
    Esta gravação, realizada em 2024-10-05, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.pt P&R: 1. Como lidar com pessoas que estao ainda mais ignorantes que nós e totalmente ignorantes/nao dispertas da consciencia e do bem agir e do karma? como lidar no sentido pratico por exemplo com vizinhos e familiares e relacoes amorosas onde esses intervenientes agem com imensa ignorancia/maldade/confusao? 2. Qual a diferença entre alma e espirito? 3. No budismo, como se encara o livre arbítrio? O karma e origem dependente não inviabilizam o livre arbítrio? 4. Sou terapeuta holística e tenho dificuldade em cobrar dinheiro. Agora fala-se muito sobre a energia do dinheiro e da troca energética. Qual a visão do budismo sobre o assunto? Gratidão. 5. É possível ou comum alguém reencarnar na mesma família?
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    1:05:23
  • Ajahn Appamado-Meditação Guiada e Reflexões sobre Consciência Impessoal (2024-09-07)
    Esta gravação, realizada em 2024-09-07, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.pt P&R: 1. Ajahn Sumedho costuma dizer que a consciência por si só é livre de fenómenos condicionados, sendo ela mesma um fenómeno incondicionado. Isto parece uma descrição do próprio nibbana. Ao mesmo tempo também parece um pouco o "atman" do hinduismo/dos vedas. No entanto, é dito que a consciência por si é apenas um agregado da mente, não sendo o próprio nibbana, o que me parece uma contradição. Acha que podia explicar isto um pouco melhor? Pode ser só o uso das mesmas palavras para significados diferentes? 2. Mas essa "unidade" não implica a própria existência de um "eu", mesmo que seja algo que tudo abrange? Que iria contra o ensinamento do não-eu. Ou é apenas a ausência de identificação como um "eu" convencional? Agradeço imenso pela resposta.
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    58:31
  • Ajahn Appamado-Meditação Guiada e Reflexões sobre Impessoalidade da Personalidade (2024-09-21)
    Esta gravação, realizada em 2024-09-21, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.pt P&R: 1. Podia explicar melhor "a nossa história de vida não nos pertence?" 2. Ajahn, como podemos ir atenuando esta tendência da mente, de se projectar sempre em oposição ao que está fora. A dicotomia do eu versus o outro? 3. Disse que a dúvida é um obstáculo no caminho e isso entende-se. Mas por outro lado, no Budismo motiva-se a investigacao que trará quase de certeza a dúvida. Isto nao é uma contradicao? Obrigado sempre pela transmissao de sabedoria. 4. A pessoa de certa forma é uma construcao social, e a nossa essencia nao? 5. O caminho do meio é como que uma maturidade emocional tambem? 6. Mesmo essa dúvida de haver possibilidade de libertação não seria pertinente caso a pessoa tivesse um ceticismo saudável para com isso? Ou seja, analisando a prática e os resultados.
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    58:51
  • Ajahn Appamado-Meditação Guiada e Reflexões sobre Confiança no Caminho (2024-08-24)
    Esta gravação, realizada em 2024-08-24, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.pt P&R: 1. Caro Bhante, será que, por vezes, ter um julgamento das nossas ações pode ajudar-nos a transformar padrões que temos e que não temos consciência de que temos, porque estão demasiado enraizados? E é possível poder perceber que se abre um espaço quando conseguimos ver isto?
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    57:51
  • Anapanassati-sutta - Sumedharama Sangha - Suttas
    Mosteiro cânticos
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    5:18

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