Ben-vindo ao nosso podcast. Aqui pode encontrar palestras de Dhamma e Meditações Guiadas oferecidas por monges do Mosteiro Budista Sumedharama. O propósito de S...
Ajahn Dhammiko - Meditação Guiada e Perguntas e Respostas (2025-02-15)
Esta gravação, realizada em 2025-02-15, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.ptP&R1 - Qual a visão da tradição face a homossexualidade (masculina e feminina)?2 - Entendo, não sei se erradamente que o Caminho óctuplo tem uma forte componente de combate ao apego ao Ego e ao Eu, que só a meditação sozinha não sublima. É correto pensar assim?3 - Kundalini?4 - Boa noite Nao percebi muito bem o conceito de esfera inferior e superior mas talvez esta resposta possa ficar para a próxima semana face ao tempo que nao temos.
--------
58:52
Ajahn Dhammiko - Meditação Guiada e Perguntas e Respostas (2025-01-25)
Esta gravação, realizada em 2025-01-25, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.pt
P&R
1 - O nibhana ou nirvana pode ser permanente ou sera sempre transitorio? O que seria realista esperar que se possa atingir?
2 - O pali veio depois do sanscrito?
3 - Sera que o karma do budismo nao corresponde um pouco ao inferno do catolocismo, e a libertacao ou iluminacao ou nirvana ao paraíso?
4 - Podemos casar num mosteiro ou templo budista? ha monges ou adjanis budistas que consagrem o casamento tal como um padre na igreja catolica? posso ter um casamento budista, como onde?
5 - Há o conhecimento de existirem seres iluminados na terra atualmente?
6 - Ouvi dizer que buda veio preparar a vinda de cristo. que buda trouxe a compaixao mas so jesus trouxe o amor. o que diz sobre isto? pareceu-me estranho; ouvi pela primeira vez ha pouco tempo...
7 - o espirito nao tem sexo mas... tal como vimos quando meditámos o corpo é o que os mantem vivos. consoante alguns, o sexo é essencial e apesar de muito castrado e fetichizado e julgado e Escondido, é um dos actos mais espirituais e que podem ajudar o ser humano a ser mais compassivo e mais amoroso e mais iluminado, em ultima instancia. a sociedade devia desenvolver o tantra, o spiritual no sexo… aì nao faria sentido o sexo fazer parte da vida humana, mesmo da monastica? o sexo vem prejudicar nos na energia no gasto de energia porque nao é bem vivido. se fosse, podia aproximar ns do nirvana... nao lhe parece?
--------
1:13:05
Ajahn Appamado — Meditação Guiada e Reflexões sobre Consciência das Transições (2025-01-18)
Esta gravação, realizada em 2025-01-18, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.
Para mais informações por favor visite www.sumedharama.pt
P&R
1 - O querermos livrar-nos do sofrimento nao poderá ser um entrave a essa mesma libertação?
2 - Boa noite "Nada se consegue sem esforço" Nada mais verdadeiro ainda que no tempo em que vivemos se propaga obter resultados de forma fácil Há pessoas que fazem o caminho de forma mais fácil que outras? Do que depende? Atitude mental ? Determinacao? Intuicao?
3 - Caminho.. propósito...o conseguirmos ancorar e libertar menos bom... no entanto , nem sempre conseguimos perceber e ajudar o outro...sem culpa é impossivel nao sentir culpa, principalmente nos nossos tão proximos. Perdi uma irmã dia 02, por não estar bem e nao ter conseguido resistir e seguir o seu caminho cá. Imagino o seu sofrimento, não estou zangada , apenas triste pelo seu sofrimento e não ter conseguido a libertar se do seu sofrimento. Sinto o sofrimento, deixo o manifestar se , entendo , mas quero continuar o caminho com tudo o que implica , ajudando e melhorando a relacao com os restantes familiares . Custa entender , doi o sofrimento em que estava .. um processo .. hoje estou aqui por querer caminhar .
4 - Variadíssimas vezes tenho-o ouvido dizer que seja o que for que sintamos nao odevemos rejeitar mas sim ohar para esses sentimentos e perceber de onde vêm. E se nao conseguirmos ser objectivos? Como nos podemos ajudar a nós próprios? ´É que por vezes entre falar/ compreender e fazer há uma tremenda diferenca.
--------
56:00
Ajahn Appamado — Meditação Guiada e Reflexões sobre a Culpa ( 2024-09-11)
Esta gravação, realizada em 2024-11-09, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.
Para mais informações por favor visite www.sumedharama.pt
P&R
1. Gostava de saber à luz do caminho óctuplo como devemos preparar a nossa morte, em particular de como lidar com as relações familiares, do apego , culpa e receio de deixarmos dificuldades e tristeza pela nossa partida.
2. E podemos falar do apego ao desapego?
3. Quando temos medo da morte nossa e dos outros, como devemos ultrapassar esse medo, como cultivar esse desapego?
4. Outro obstáculo comum no caminho é a inveja. Como combatê-la em nós e nos outros depois de tomarmos consciencia dela?
5. Com relação à questão anterior, preocupa-me o apego às expectativas; relativamente ao presente e mesmo ao momento da morte. A leitura de textos como Darma na Floresta dá algumas respostas, mas ao mesmo tempo provoca alguma frustração porque damos por nós a cometer aqueles erros que sabemos inúteis.
6. Por falar em culpa... Como lidar com a culpa de uma ação incorreta, se sentimos que podíamos agir de modo diferente (corretamente) mas, porque somos imperfeitos, agimos incorretamente numa situação, relativamente a alguém ou mesmo conosco? O que o Dharma nos ensina sobre a desvinculação da culpa e prosseguir?
7. Que reflexão pode oferecer acerca das vias possíveis para atenuar o pequeno ego (o “diabinho” em mim) e, lentamente, ter “recordações” da centelha interior e passar a ser gentilmente guiado por ela?
--------
1:12:05
Ajahn Appamado — Meditação Guiada e Reflexões sobre a Consciência no Momento Presente ( 2024-07-13)
Este video, realizado em 2024-07-13, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.
P&R
1. Como saber esse ponto, entre o que devemos aceitar e o nosso limite?
2. E quando surge o tédio no meio do caminho. Pode dar sugestões para o conseguir transcender?
3. Gostava que falasse sobre os mantras. Estes ajudam na concentração quando se medita. Funcionam como quando nos concentramos na respiração? Como é a melhor forma de os incluir na nossa vida?
4. Gostava de perguntar sobre bons hábitos, boas práticas para manter o equilíbrio entre o estudo de nós próprios e alimentar a relação com os outros?
5. Gostaria que me ajudasse a explicação para ultrapassar os momentos de crise.
6. Tenho dificuldade em manter a serenidade no dia a dia tão agitado onde a maior parte das pessoas vive sem espiritualidade e pouco consciente.Que recomenda? Não posso viver isolada mas de certa forma sinto-me desfasada.
7. Pode explicar melhor o conceito de “consciência mais abrangente”?
Ben-vindo ao nosso podcast. Aqui pode encontrar palestras de Dhamma e Meditações Guiadas oferecidas por monges do Mosteiro Budista Sumedharama. O propósito de Sumedharama é providenciar um espaço de Paz e Simplicidade para os monásticos e também para todos os que dele possam beneficiar, de forma a cultivar as condições necessárias para o Despertar da Consciência. Sumedharama situa-se a norte de Lisboa, perto da Ericeira. Para mais informações por favor ver sumedharama.pt