Sondagem PÚBLICO: as más notícias, a surpresa e o trunfo da AD
Hoje trazemos dados da mais recente sondagem para as eleições legislativas: o Partido Socialista de Pedro Nuno Santos é o que mais cresce, ao passo que a AD se mantém inalterada. No entanto, aumenta a convicção de vitória eleitoral da coligação liderada por Luís Montenegro. Já o Juntos Pelo Povo pode eleger pelo círculo eleitoral da Madeira. Conheça a análise aos números da sondagem PÚBLICO/RTP/Antena 1 realizada pela Universidade Católica.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:59
Montenegro quer “pôr cobro” ao direito à greve?
Num dia de campanha marcado pela greve na CP [Comboios de Portugal], Luís Montenegro admitiu um "mecanismo" para evitar "desproporção" sem serviços mínimos, embora ressalve que não quer retirar aos trabalhadores o direito à greve. "Francamente, vamos ter de pôr cobro a isto. O direito à greve não está em causa, mas não pode ser tão desproporcional que os outros cidadãos são limitados nos seus direitos", disse Luís Montenegro, sem, no entanto, concretizar de que forma. Logo se ouviram críticas da oposição que acusou o candidato da AD de querer limitar o direito à greve. Quem tem razão nesta polémica.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:14
O “sonho de menino” de Montenegro é fazer oito anos à Cavaco
Na noite desta terça-feira, Luís Montenegro apontou a ambição: fazer oito anos à Cavaco. “Nós não fazemos tudo bem, nem conseguimos fazer em 11 meses aquilo que ficou por fazer durante tantos anos. Fizemos mais em 11 meses do que aqueles que nos antecederam fizeram em oito anos. Eu não tenho a pretensão de ir tão longe, mas há uma coisa que tenho a certeza: quem fez o que fizemos em 11 meses – não é em quatro anos –, imaginem o que é que não será capaz de fazer nos próximos oito anos”, ansiando um período idêntico ao de Cavaco Silva quando foi primeiro-ministro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:22
Passos Coelho na campanha rouba sempre o palco a Luís Montenegro
Um a um, os ex-líderes do PSD sentaram-se ao lado de Luís Montenegro para um almoço de celebração dos 51 anos do partido. Antes, alguns falaram aos jornalistas. Nessas declarações, foi destacada a “unidade dos sociais-democratas”, pediu-se “estabilidade”, ouviram-se críticas à “crispação” da campanha eleitoral e à anterior governação socialista e não faltou uma resposta a quem vê nesta iniciativa – que decorre em período de campanha eleitoral – um “regresso ao passado”. Mas a declaração mais marcante pertenceu ao antigo primeiro-ministro Passos Coelho, para quem a estabilidade política sem capacidade reformista de pouco serve.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:17
Dia 1. Pedro Nuno ou Montenegro: Quem tem mais peso político na nova balança do Soundbite?
Depois de dois debates com todos os partidos com assento parlamentar em que foi o centro dos ataques das forças da oposição, Luís Montenegro parte para esta campanha com vantagem. Ainda há tempo para surpresas? O Soundbite arranca hoje a Série Legislativas 2025, com a análise à campanha.See omnystudio.com/listener for privacy information.