Especial: Mariana Leitão sobre governabilidade com a AD, crise da habitação, baixa de impostos e cultura
Neste segundo episódio da série especial eleições da Lei da Paridade, Adriana Cardoso e Maria Castello Branco recebem Mariana Leitão, cabeça de lista da Iniciativa Liberal por Lisboa. A IL pondera mesmo entrar numa coligação de governo com a AD? Prefere uma “geringonça à direita”? E na crise da habitação, o que propõe? Será que a solução passa apenas por mais construção? A flat tax nos 15% foi mesmo abandonada? E a cultura, deve estar mesmo só à mercê do mercado? Mariana Leitão responde a todas estas perguntas. Na nossa rubrica de sugestões, Mariana Leitão convida-vos a irem ao concerto dos Pixies este fim de semana. Deixamos também Men Explain Things to Me, de Rebecca Solnit e o episódio 'More Perfect: Sex Appeal' do podcast produzido pela Radio Lab.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
47:17
Um debate Montenegro/Pedro Nuno blasé, um apagão e a extrema-direita na rua
Neste episódio excecionalmente extemporâneo, Adriana Cardoso e Maria Castello Branco analisam o frente a frente entre o líder do PS e o líder da AD. Um deles será primeiro-ministro, mas será que alguém saiu do mesmo a ganhar? E o apagão: foi bem gerido? Depois de um 25 de abril soalheiro e concorrido, a extrema-direita violenta voltou às ruas. Estamos a retroceder? Por fim, nas sugestões, recomenda-se a série de jantares "Ladies Night" e a série "Daqui Houve Resistência", de Edgar Pêra.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:06
Especial Marisa Matias sobre o recuo da esquerda, habitação, salários e cultura
Neste primeiro episódio da série especial eleições da Lei da Paridade, Adriana Cardoso e Maria Castello Branco recebem Marisa Matias, cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo Porto. O caminho que a esquerda está a fazer eleitoralmente é o mais eficaz? E os tetos às rendas, resolvem o programa da habitação? Porque é que o BE é hostil às grandes empresas? E a cultura, está condenada a ser precária? Marisa Matias responde a todas estas questões. Na nossa rubrica de sugestões deixamos a descida da Avenida no dia 25 de abril, o livro “Desconhecida num Comboio de Jenny Diski” e “Pai Nosso- Os Últimos Dias de Salazar” de José Filipe Costa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
44:11
Um jovem assassinado a defender mulheres na noite, um carrossel de debates para as legislativas
Neste episódio, só com Adriana Cardoso e Leonor Rosas, começamos por destacar o episódio trágico em Braga no qual um jovem foi assassinado por denunciar um grupo que estava a drogar bebidas de mulheres num bar da Associação Académica da Universidade do Minho. Fala-se de spiking, de segurança das mulheres na noite, de violação e do papel que universidades e estabelecimentos noturnos poderiam ter. De seguida, mudando de tema, fazemos um balanço dos 15 debates realizados até ao momento, tanto da sua forma, como do seu conteúdo e discutimos que moldes poderão ser mais interessantes para conhecer programas eleitorais de partidos. Recomendações: I Who Have Never Known Men, Jaqueline Hartmann Legislativas 2025: todos os debates em podcast Crónicas de Daniel Silva em Mesa MarcadaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:58
O início dos debates para as eleições, o imbróglio das listas do Partido Socialista e as tarifas de Trump
Neste episódio de 'Lei da Paridade', Adriana Cardoso e Maria Castello Branco debatem os três grandes temas da semana: os primeiros sinais dos debates eleitorais, as listas e programa do Partido Socialista, e o plano de tarifas apresentado por Donald Trump. O que podemos esperar para a campanha legislativa? Estará Pedro Nuno Santos à deriva? E as tarifas de Trump, são só um plano político? Tudo perguntas respondidas neste episódio. Para sugestões temos Maria João Pires na Fundação Gulbenkian e o livro 'A Coreografia do Adeus' de Aline Bei.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Todas as quartas-feiras três mulheres jovens debatem os temas quentes da semana política. Adriana Cardoso, a centrista da Big Pharma, Maria Castello Branco, a liberal do tarot, e Leonor Rosas, a esquerdista irremediável, juntam-se ao Expresso depois de uma primeira temporada na TSF entre 2022 e 2023